sexta-feira, 16 de novembro de 2012

INVENTÁRIO DE ESTOQUES

0 Comentários

O inventário de estoques consiste em um levantamento especifica e minucioso sobre todos os produtos que a empresa tem disponíveis para a venda e também de todos os produtos que estão em elaboração para vendas futuras.

No final de exercício as empresas devem fazer este levantamento, inventariar seus estoques contabilizando todos os itens seja eles: produtos acabados, em elaboração, serviços em andamento mercadorias e também a matéria prima utilizada.
Os critérios de avaliação para o inventario é determinado com base no registro permanente do estoque ou no valor existente do estoque, o custo das mercadorias e a matéria prima utilizada é determinado de acordo com estes critérios.
Para as empresas que mantém o inventário atualizado e sistema de custos integrados os produtos acabados e em fabricação devem ser contabilizados pelo seu custo de produção, já as empresas que não possuem custos integrados ao estoque e não atualiza seu inventario com freqüência; o estoque deve ser corrigido de acordo com os seguintes fatores.
A avaliação do estoque deve ser feita pelo custo de aquisição mais recente.Os estoques deverão ser avaliados de acordo com o seguinte critério (RIR/1999, art. 296):
 
a) os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas adquiridas no período, ou em 80% do valor dos produtos acabados, determinado de acordo com a alínea "b" a seguir;
b) os dos produtos acabados, em 70% do maior preço de venda no período de apuração.
 
O inventário do estoque desta empresa se dá por meio da inclusão dos produtos contidos nas notas fiscais de entrada. Todos os produtos discriminados nas notas de entrada são inclusos juntamente com sua Nomenclatura Comum no MERCOSUL (NCM), classificação fiscal, alíquota e caso tenha é necessário que coloque as taxas de IPI inseridos nos produtos.
A inclusão destes produtos se da por meio dos registros na notas fiscais de entrada, as informações inseridas em sistema pode ser observada como a figura 4.










0 Comentários:

Postar um comentário

 
Contabilidade Essencial © 2012 [Rond Alves] .