segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PASSO A PASSO PARA SE TORNAR UM INVESTIDOR DE SUCESSO

0 Comentários

“O mercado financeiro é bastante sofisticado e possui uma grande quantidade de produtos que atende aos mais variados objetivos e perfis de investidores. Todos temos nossos sonhos, uma estratégia adequada de investimento nos ajuda a concretizá-los mais rápido”, diz a diretora da ANBIMA e presidente do Comitê de Educação de Investidores, Alexsandra Braga.

Veja o passo a passo publicado no portal:


1) Organize seu orçamento
Antes de tudo, você precisa saber quanto tem de dinheiro disponível para investir. Relacione numa planilha todos os seus ganhos e todos os seus gastos, para ter uma ideia mais clara de como anda seu orçamento. Mas não espere sobrar dinheiro para investir. Antes de gastar o dinheiro que sobra depois de pagar as contas, reserve uma quantia para aplicar todo mês. Nessa fase é importante que você relacione também suas despesas futuras como férias, matrículas de escola, IPVA. Assim você evita aplicar o dinheiro que pode precisar em pouco tempo em algum produto que pode te penalizar com altos impostos ao fazer o resgate.


2) Estabeleça seus objetivos
Defina seus objetivos de curto (até 1 ano), médio (até 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos). Vale incluir a compra de um carro, da casa, o casamento, a intenção de ter filhos, uma viagem de férias, um curso no exterior, a faculdade, etc. Não esqueça de incluir sua aposentadoria, pois quanto antes começar a poupar, menos terá que gastar e se preocupar com isso no futuro.


3) Estude o mercado
Conhecer os produtos disponíveis para investir é muito importante para você tomar a decisão correta. O mercado financeiro é bastante sofisticado e há produtos para atender as mais variadas necessidades de liquidez, rentabilidade, prazo, etc. É bom que você conheça os principais para aproveitar o melhor de cada produto e não perder boas oportunidades. Analistas recomendam que o investidor desenvolva sua própria consciência do está que fazendo para saber escolher o que é melhor para si e questionar o seu especialista em investimentos.
Então, se você dedica tempo para comprar um apartamento, um carro, uma camisa, um sapato, porque não fazer o mesmo quando o assunto é o seu dinheiro? Há informações disponíveis no site Como Investir, da ANBIMA, nos sites das instituições financeiras, na imprensa e cursos gratuitos. Há também diversos livros que podem ajudar. É importante que nessa busca por informações você procure esclarecer principalmente os riscos, custos e perspectiva de rentabilidade dos produtos que você pensa em investir.


4) Compare produtos e instituições
Para aplicar em produtos do mercado financeiro, você sempre precisará de um intermediário, que pode ser um ou mais bancos e/ou corretoras de valores.
Você precisará torna-se cliente deles para efetuar operações de depósito e resgate dos valores investidos. Essas instituições é que fazem a compra dos produtos de investimento baseadas em ordens suas, em geral decididas em conjunto.
Muitas dessas instituições comercializam produtos semelhantes. Compare as taxas para aproveitar sempre as menores. Uma parte importante do seu retorno pode vir da economia de despesas.




5) Peça orientação
Tire todas as dúvidas antes de decidir. Os profissionais que atendem os investidores em bancos e corretoras precisam obter a certificação CPA-10, que atesta o conhecimento daquele profissional quanto aos produtos de investimento. Assim, lembre-se de perguntar se o profissional que está te atendendo possui essa certificação e conte com ele para esclarecer dúvidas. Há também planejadores financeiros com a certificação internacional CFP que podem atuar como um consultor de suas finanças. Os planejadores costumam atender em escritórios próprios ou empresas de assessoria de investimentos e cobram por consulta ou por mês, para um acompanhamento contínuo.


6) Trace um plano de investimento
Com base nas conclusões que você chegou quanto a seus objetivos, características dos produtos e conversas com os especialistas do mercado, defina, em conjunto com as instituições das quais se tornou cliente, que produtos são adequados para cada parte do seu dinheiro. Lembre-se que recursos que você usará no curto prazo precisam ficar em aplicações líquidas, ainda que menos rentáveis. Já a parcela que você sabe que vai demorar para precisar, você pode aplicar em investimentos com expectativas de rentabilidade maiores, em geral, os mais arriscados.


7) Monitore e reavalie sua carteira
Pelo menos a cada três meses, você deve consultar o desempenho dos seus investimentos para verificar se estão dentro da sua expectativa. Nessa hora, é importante lembrar que a rentabilidade dos investimentos pode oscilar e que muitas vezes é necessário um tempo maior de avaliação antes de decidir trocar.
É importante respeitar o seu perfil de investidor ao readequar sua carteira.


Fonte: Revista Incorporativa

0 Comentários:

Postar um comentário

 
Contabilidade Essencial © 2012 [Rond Alves] .